Padre Jonas

Para Deus nada é impossível

Missa celebrativa pelos 55 anos de sacerdócio de monsenhor Jonas. Foto: Bruno Marque/cancaonova.com

Na Primeira Leitura, no Livro do Gênesis, destacamos Deus dizendo à serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. Outras traduções dizem: “Porei inimizades”, porque, no Hebraico, não haviam palavras que mostrassem o superlativo: boníssimo, santíssimo etc. Por isso, por exemplo, Pai das Misericórdias quer dizer misericordiosíssimo.

A mulher citada na Palavra é Maria, então, poderíamos até dizer: “Porei inimizade entre ti e Maria”. A descendência de Maria, em primeiro lugar, é Jesus e, em segundo lugar, todos nós que nos colocamos debaixo da proteção dela.
Na Segunda Leitura, destacamos: “Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor”.

Esta é uma frase lapidável: “Para Deus nada é impossível”

No Evangelho, vemos o anjo dizer a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”. Maria viu que era muito para ela ser chamada de “cheia de graça”, mas este era o nome dela. Ela, então, ficou perturbada. O anjo percebeu e disse-lhe: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi”.

Diante disso tudo, Maria interrompeu o anjo e o questionou: “Como isso acontecerá se não conheço homem algum?”. Maria tinha feito um compromisso de virgindade. O anjo explicou a ela: “O Espírito virá sobre ti”.

Assembleia participante da celebração eucarística. Foto: Bruno Marques/cancaonova.com

Uma coisa curiosíssima, que ajudou muito Maria a entender e aceitar, foi quando o anjo disse: “Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”.

.: 55 anos: Monsenhor Jonas completa aniversário sacerdotal neste domingo

Esta é uma frase lapidável: “Para Deus nada é impossível”. Naquela situação, vendo o anjo dizer que nada era impossível para Deus, ela se voltou para ele e disse-lhe: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”. E assim, o verbo de Deus pôde se fazer carne e ser gerado no ventre de Maria.

Quando fui ordenado, no dia 8 de dezembro de 1964, entrei cheio de vontade no trabalho. Comecei com pequenos encontros e fui avançando. Não havia músicas para os jovens, mas, com a graça de Deus, fui criando uma por uma. Fomos avançando, fazendo encontros em várias cidades.

Mais conteúdo para você: 

.: É feliz a nação que tem o Senhor como Deus
.:Com Jesus venceremos nossas neuroses e feridas
.:Em Ti confio, Senhor, e celebro a vitória
.:Ser Canção Nova é bom D+! Assista ao vídeo 

.: Baixe o aplicativo Canção Nova e tenha nosso conteúdo na palma da mão

No ano de 1978, na Festa de Cristo Rei, seria o final dos encontros de oração. Escolhi ir de trem para Queluz (SP) onde estava a nossa casa de encontros. No caminho, Deus foi me cutucando para fazer um convite aos jovens, para lhes oferecer que deixassem tudo para seguir-Lo e criar uma comunidade. Começamos com 12 pessoas, e foi assim que surgiu a Comunidade Canção Nova, que completa 42 anos. Hoje, a Canção Nova está espalhada por todo o Brasil e também por outros países.

Hoje, também festejamos os 30 anos da TV Canção Nova. Começamos com a Rádio, mas fomos animados pelos acontecimentos.

Muitas pessoas, há muito tempo, são sócias, e muitas outras começaram agora, mas você tem participação em tudo o que construímos. Estamos muito agradecidos!

Clérigos da Canção Nova celebrando com monsenhor Jonas Abib seus 55 anos de sacerdócio. Foto: Bruno Marque/cancaonova.com

Transcrição e adaptação: Karina Silva

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.